top of page
  • Foto do escritorEscola, Alunos e Família

Orientação Vocacional - Estratégias na hora de decidir

Atualizado: 21 de abr. de 2020

1) Pensa no assunto com calma! Se tu ainda não sabes o que queres seguir, se gostas de muitas coisas ou até se não te identiticas com nada, não desesperes! Os teus amigos até podem já ter decidido, mas lembra-te que cada um precisa do seu tempo. Permite-te tomar a decisão com tranquilidade.

2) Procura conhecer-te melhor. Pensa no que mais gostas de fazer, nas áreas que mais gostas e procura perceber se que forma é que existem disciplinas relacionadas com isso. Por exemplo, se gostas de ajudar os teus pais no campo, ou a cuidar de animais, talvez faça sentido um curso relacionado com agrária.

3) Sê realista! Procura perceber o que será necessário dares de ti para teres sucesso no curso em questão. Por exemplo, quantas horas de estudo diário necessitas ou até mesmo qual a rede de transportes que tens disponivel para a escola.

4) Procura a oferta de cursos disponível na tua zona. As profissões mais tradicionais são as mais conhecidas, no entanto, existem tantas outras que talvez nem imagines.

5) Conversa com um profissional. Se continuas a ter dúvidas, podes falar diretamente com as Psicólogas da tua escola. Através do chat que está disponível neste blog podes esclarecer todas dúvidas com a garantia da confidencialidade e sigilio.





33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page